Da reabilitação à soltura!
Desafios e Sucessos no Cuidado de Filhotes e Animais Resgatados!
Evento 100% Gratuito e on-line!
Maior Evento - Edição 2024
✔Com os melhores palestrantes
✔ 6 dias de muito conhecimento
Inscrição Gratuita!
Suas informações estão seguras. Ao se inscrever você concora com a Política de Privacidade Termos de uso da Fauna em foco.
Evento
Evento - Dia 1
Dia 25/06 às 19:30
Avaliação do Comportamento maternal de de tamanduá-bandeira em vida livre
Dra. Alessandra Bertassoni
Evento - Dia 2
Dia 28/06 às 19:30
Refaunação no Parque Nacional do Iberá - Argentina: experiências de sucesso e principais desafios
Dr. Gerardo Carón
Evento - Dia 3
Dia 01/07 às 19:30
Passo a passo do processo de reabilitação e soltura
Dra. Clarissa Machado
Evento - Dia 4
Dia 03/07 às 19:30
Dieta para diferentes fases da vida
Dra. Ana Raquel
Pré-evento
Dia - 17/06
Projeto de reabilitação e soltura de lobo-guará - experiências no DF e BA
Dra. Paula Damasceno Gomes
Dia - 21/06
O uso da fisioterapia na reabilitação de animais resgatados
Dra. Priscilla Pimentel de Freitas
Palestrantes
Reconhecidos no Brasil e no mundo!
Dra. Alessandra Bertassoni
Bióloga, Mestre em Ecologia e Conservação (UFMS 2010) e Doutora em Biologia Animal (UNESP 2017). Pesquisadora de pós-doutorado PNPD / CAPES pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás juntamente ao laboratório Theory, Metacommunity and Landscape Ecology. É consultora do Projeto TamanduASAS do IEF-MG e membro do grupo de especialistas em tamanduás, preguiças e tatus da IUCN . Já foi bolsista na Embrapa Pantanal (Laboratório de Vida Selvagem); pesquisadora do Instituto Homem Pantaneiro e guia bilíngue de ecoturismo no Refúgio Ecológico Caiman (Pantanal). Tem experiência na pesquisa e na docência. Interesses: Conservação da biodiversidade, Comportamento, Ecologia, Mastozoologia, Modelagem e Educação Ambiental
Dra. Paula Damasceno Gomes
Médica Veterinária, graduada pela Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás. Pós-graduada pelo programa de residencia médica veterinária (lato sensu) na área de "Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres" pela Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília. Possui experiência em medicina, manejo e reabilitação de animais mantidos sob cuidados humanos. Atuou como médica veterinária residente no Hospital Veterinário da Fundação Jardim Zoológico de Brasília e Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Brasília, Distrito Federal. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília e responsável técnica pelo Criadouro Cientifico para fins de Conservação Parque Fioravante Galvani/Instituto Lina Galvani, onde desenvolve projetos de conservação "ex situ" e "in situ" de espécies da mastofauna e avifauna brasileiras ameaçadas de extinção.
Dra. Clarissa Machado
Médica veterinária formada na Universidade de Brasília (UnB), especializada em Medicina de Animais Selvagens (UnB), e mestre em Ciências Animais, com ênfase em oftalmologia de animais silvestres (UnB). Atualmente, é doutoranda em Ciências Animais (UnB).Tem experiência com animais silvestres e exóticos mantidos como pet, bem como com animais selvagens sob cuidados humanos, tendo atuado em clínicas veterinárias, no Centro de Triagem do IBAMA (CETAS/DF), no Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), e na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Foi assessora da Diretoria de Conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Realiza atendimento oftálmico exclusivamente de animais silvestres e exóticos. É professora de Clínica de Animais Silvestres na Universidade Católica de Brasília (UCB).
Profª. Ana Raquel
Mestre em Nutrição Animal e Zootecnista pela UFRRJ, doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Experiência: Atuando há mais de 20 anos na área de meio ambiente, manejo ex situ e in situ para a conservação da fauna selvagem, a profissional iniciou a carreira na Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (Fundação RioZoo), passando pelo Governo Federal (IBAMA) – Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS RJ e, posteriormente, IBAMA sede – Brasília. Foi professora e coordenadora de pós graduação nas Faculdades UPIS e Faculdades da Terra de Brasília – FTB) e exerceu consultoria em Empresa Pública (Itaipu Binacional) e em Empresa Privada (Carioca Engenharia). Mais recentemente, assumiu o cargo de Superintendente de Conservação e Pesquisa na Fundação Zoológico de Brasília (Governo do Distrito Federal), onde permaneceu até o final de 2019. No momento, atua no âmbito da sociedade civil como Diretora de Conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, como pesquisadora associada do Projeto Tamanduá e instrutora do curso Fauna em Foco desde 2005.
M.V. Priscila P. de Freitas
Formada em Medicina veterinária pela Universidade de Brasília (2016)
Pós graduação em Medicina de animais silvestres na Anclivepa-SP (2022)
Projeto de extensão no Hvet UnB desde 2023 com fisioterapia de animais provenientes do Cetas-Ibama
Atualmente veterinária residente no Hvet UnB setor de animais silvestres
Dr. Gerardo Carón
Doutor em Biologia pela Universidad Nacional de Comahue em Bariloche, Argentina.
Aos dez anos de idade, mudou-se de Buenos Aires para Dina Huapi, uma cidade próxima à cordilheira da Patagônia. Lá, ele aprofundou seu amor pela natureza e, nessa idade, decidiu se tornar biólogo.
Após doze anos estudando o pato de los torrentes, espécie ameaçada de extinção, ele percebeu que a pesquisa não era suficiente, ele tinha que "se envolver" e agir para mudar o curso da conservação.
Foi assim que ele começou a trabalhar com a Rewilding Argentina em 2017, no Projeto El Impenetrable. Durante dois anos, ele realizou as linhas de base de vertebrados do parque, catalogando mais de 500 espécies.
Em seguida, coordenou o programa Rewilding nesse projeto, dando os primeiros passos para restaurar a funcionalidade ecológica da área, reintroduzindo espécies extintas e monitorando espécies-chave com tecnologia de satélite.
Atualmente, é coordenador de relações técnicas em conservação da Fundação Rewilding Argentina, redigindo relatórios e projetos, processando importações e exportações de animais para os 4 projetos e fortalecendo as relações com os níveis técnicos ao nível nacional.