
Evento
Gratuito
Garanta sua vaga!
Reabilitação de Fauna -Desafios do Manejo e da Nutrição de Animais Resgatados!
Dias 01 e 05/09 às 20h!



Palestrantes

Manoela Pinho
Instituto Tamanduá

Fernanda Attademo
CMA/ICMBio

Jorge Salomão Jr
Ampara Silvestre

Ana Raquel Faria
Fauna em foco
O que você vai aprender neste evento:

Projeto Órfãos do Fogo - reabilitação e soltura de filhotes de tamanduá bandeira
Manoela Pinho - Bióloga formada na UNESP Jaboticabal, bacharel com ênfase em Meio Ambiente e Fauna. Atuou por quatro anos em estudos científicos na conservação de cervídeos neotropicais com dados ecológicos e estudos com métodos não invasivos, juntamente com a equipe do NUPECCE. Fez parte da equipe do Projeto Mucky como bióloga/tratadora dos primatas da instituição. Hoje compõe a equipe do Instituto Tamanduá, atuando como bióloga e pesquisadora no Projeto Órfãos do Fogo- Reabilitação e Reintegração de Tamanduás-bandeira no Pantanal Sul.

Qual a importância dos centros de reabilitação para a conservação do peixe-boi no Brasil?
Fernanda Attademo - Médica Veterinária (2001), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2006), especialista em direito ambiental (2005), em saúde pública (2005), em docência e gestão do ensino superior (2022), doutora em Ciência Veterinária (2014), pós doutoranda em biologia animal. Tem experiência em medicina da conservação de peixe-boi marinho e foi médica veterinária responsável pelas atividades de captura de peixe-boi marinho no Brasil (2011-2018). Foi coordenadora substituta do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio (2014-2015) e coordenadora do Programa de Conservação de Peixe-boi marinho/ICMBio (2016-2017). Médica Veterinária de mamíferos aquáticos no ICMBio (2006-2018 e 2020-presente).

Situações de emergência: experiências do Pantanal
Jorge Salomão Jr - Médico veterinário
Mestre em ciências veterinárias pela FMVZ/USP
M.V e R.T Ampara Silvestre
M.V e R.T instituto Raquel Machado
Diretor do Hospital Universitário Fam
Coordenador da pós graduação medicina de animais silvestres e exóticos Da Fam
Pesquisador colaborador em diversos projetos relacionado a grandes felinos

Como fica o manejo alimentar em projetos de reabilitação e soltura?
Ana Raquel Faria - Mestre em Nutrição Animal - UFRRJ e Zootecnista formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Experiência:
Atuando há mais de 20 anos na área de meio ambiente, manejo ex situ e in situ para a conservação da fauna selvagem. Fundação RioZoo, (IBAMA) – Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS RJ. Professora e coordenadora de pós graduação nas Faculdades UPIS e Faculdades da Terra de Brasília – FTB) , consultoria Itaipu Binacional. Superintendente de Conservação e Pesquisa na Fundação Zoológico de Brasília. Diretora de Conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, pesquisadora associada do Projeto Tamanduá e instrutora do curso Fauna em Foco desde 2005.
Parceiros
