Aves fornecem leite para filhotes?
top of page

Aves fornecem leite para filhotes?


Calma que a gente explica!


O leite do papo é uma secreção glandular, produzida por pombas e flamingos, além de algumas espécies de pinguins.


Trata-se de uma solução viscosa que as aves utilizam para alimentar os seus filhotes. Mas será que os leites de papo são todos iguais?


Um estudo feito com 5 espécies diferentes de pombos no Zoológico de Memphis, entre os dias 0 e 14 após a eclosão dos ovos, mostrou a composição dessa substância tão importante para o desenvolvimento dos filhotes.


As análises mostraram que a secreção varia, principalmente, entre os representantes frugívoros e granívoros de columbiformes. As amostras foram analisadas para matéria seca, proteína bruta e gordura. Os resultados mostraram que o teor de matéria seca e de gordura aumentaram significativa à medida que o filhote desenvolvia e que a proteína bruta se manteve relativamente constante ao longo do tempo, mas com diferença entre as espécies.


Em uma análise geral, podemos extrair desse estudo que, apesar da influência da dieta dos pais na composição da secreção ser uma realidade apontada pelos autores, é preciso voltar a nossa atenção para os teores de gordura variáveis entre os diferentes estágios da vida e este é um fator que merece maiores estudos por parte dos profissionais.

bottom of page