Com as rações o primata expressa o comportamento natural?
top of page

Com as rações o primata expressa o comportamento natural?


Muitas vezes somos questionados sobre o uso de rações para primatas.


Na maioria dos casos são técnicos preocupados a "artificialidade" das rações, e o potencial impacto disso na vida dos animais silvestres.


De fato não se encontra rações na natureza, e por esse motivo são consideradas, por muitos, uma alimentação não natural. Porém uma rápida olhada na composição das rações nos mostra que ela nada mais é que um mix de alimentos naturais como: Milho, Arroz, Carnes, Minerais.


Outro ponto questionado é relativo ao comportamento, alegando que com as rações o animal não expressaria o comportamento natural. Nesse caso o problema maior está na forma com que a ração é ofertada, se colocarmos toda a ração em um comedouro não há dúvidas de que o comportamento expressado será bem diferente de um forrageiro natural, mas isso acontecerá com frutas, verduras ou qualquer outro item que seja apresentado da mesma forma, então o problema não está na ração e sim na forma de apresentação.


Quando paramos para pensar nos benefícios do uso da ração vemos uma grande vantagem em utilização, pois são alimentos de composição conhecida, estáveis, padronizados, de fácil transporte e armazenagem.


No Brasil temos pelo menos 5 empresas produzindo rações destinadas aos mais variados grupos de primatas, de folivoros aos calitriquideos, com pesquisas sendo realizadas a fim de garantir sua eficiência, então a pergunta deveria ser outra.

bottom of page