top of page

Como gatos e humanos usam a melodia para se comunicarem?



O Projeto Meowsic (Lund University Humanities Lab, Universidade de Lund- Suécia) surgiu com o objetivo de estudar a comunicação entre humanos e gatos domésticos, especificamente, buscando entender como gatos e humanos usam


a melodia e outros recursos prosódicos incluindo a voz, a melodia (entonação) e o estilo de fala – tanto na fala humana quanto nas vocalizações dos gatos – quando comunicam entre si.

Compreender as estratégias vocais usadas por humanos e gatos na comunicação humano-gato terá implicações profundas para nossa compreensão de como nos comunicamos com nossos animais de estimação em geral e tem o potencial de melhorar a relação entre animais e humanos em vários campos, incluindo a terapia animal, medicina veterinária e abrigo de animais.


O estudo foi realizado com gatos domésticos, mas nada impede de usarmos a técnica para pesquisas e ideas na área de selvagens.

No site http://meowsic.se/ é possível encontrar os trabalhos já publicados e também escutar algumas amostras dos sons analisados.