O enriquecimento deu errado e agora?
Porque o enriquecimento deu errado?
- O animal não interagiu? - Ocorreu algum acidente? - Os animais brigaram?
- Primeiro é importante planejar: - Para quem? - Porque? - Quais são os objetivos? - E a segurança?
Preciso saber: - Qual é a motivação e/ou a necessidade dos animais que receberão o enriquecimento; - Quantos animais vivem no recinto e como é o temperamento de cada um; - O que é preciso estimular; - O que preciso extinguir; - Os animais podem fugir do recinto usando o dispositivo inserido? - Eles podem se ferir? - Podem se enrolar e/ou ficar presos na corda? - Podem usar o dispositivo como uma arma contra os outros animais ou contra os visitantes?
É importante conhecer a história natural da espécie, o seu comportamento e também conhecer os indivíduos e o contexto em que estão inseridos para planejar o enriquecimento adequado à necessidade daquele momento.
É também importante observar os animais para garantir a segurança e para avaliar a eficiência do enriquecimento proposto.
E lembre-se: - Mesmo quando o animal não interage, o enriquecimento exerce um efeito sob seu comportamento, pois ele teve a opção de escolher; - Esteja pronto para agir em caso de acidente; - Não deixe dispositivos que podem provocar acidentes no recinto em períodos em que não é possível observar os animais, como durante a noite.
Comments