top of page

Papagaio canhoto é mais inteligente que papagaio destro?

Atualizado: 17 de out. de 2022

O título foi para chamar atenção, mas também foi uma análise realizada no estudo de autoria do pesquisador LUCAS RODRIGUES BUENO GODINHO, na dissertação:


ANÁLISE COGNITIVA DE PAPAGAIOS (AMAZONA AESTIVA), PSITTACIFORMES, DE CATIVEIRO E DE VIDA LIVRE ATRAVÉS DE TESTES DE INTELIGÊNCIA.


O autor bem aborda sobre questões de estudo de inteligência de psistácideos, em especial do papagaio verdadeiro, fazendo variações de testes de cognitividade (o teste seixos-e-sementes e o teste caixa-de-acesso-múltiplo).


No trabalho foi investigado se existe lateralidade na espécie; ii) a habilidade da espécie em solucionar os testes; iii) a influência da lateralidade e do sexo dos animais na resolução dos testes; e i

v) as habilidades de animais de cativeiro e reintroduzidos em solucionar os testes.


" Os resultados trouxeram evidência de lateralidade para a espécie, havendo animais destros, canhotos e ambidestros. O sucesso médio de resolução do teste seixos-e-sementes foi de 88,16% e 86,58% para animais de cativeiro e reintroduzidos, respectivamente. Houve diferenças individuais na capacidade de resolução. Animais canhotos foram mais bem-sucedidos que os destros no teste seixos-e-sementes. 11 animais de cativeiro obtiveram sucesso em pelo menos uma solução da caixa-de-acesso-múltiplo. Apenas dois animais de cativeiro e um reintroduzido tiveram sucesso em mais de uma solução da caixa-deacesso-múltiplo. O sexo do animal não foi determinante na resolução dos testes. Animais de cativeiro e reintroduzidos tiveram desempenho semelhante."


Assim, conforme outros resultados encontrados, foi verificado que os animais canhotos foram mais bem sucedidos que animais destros em um dos testes.


Vale a pena a leitura do trabalho completo! Endereço para acesso


https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34640/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Lucas%20Rodrigues%20Bueno%20Godinho.pdf