top of page

Peixe Beta gosta de aquário pequeno?


Você certamente já viu um peixe beta vivendo em copos de vidros, vasos ou micro aquários, não é mesmo?

A pergunta que nos fazemos é: seria possível desfrutar de bem-estar em espaços físicos tão limitados e sem nenhum tipo de ambientação?

A resposta é não.

A biologia do peixe beta é um pouco diferente da de outros peixes, mas como um ser senciente, todos os estímulos do seu ambiente têm um papel muito importante no seu bem-estar físico e psicológico.

O peixe beta vive naturalmente em águas rasas com muita cobertura vegetal para protegê-los de peixes predadores e até mesmo de pássaros pescadores. O fato de mantermos os betas em locais sem nenhuma ambientação, impossibilita esses animais de buscarem refúgio e se sentirem confortáveis em seus ambientes, expondo-os a sucessívos estímulos de estresse que são comprometedores do seu bem-estar.

O fato de viverem sozinhos compromete menos o seu bem-estar do que a falta de um ambiente condizente com sua biologia. Por serem muito territorialistas acabam brigando muito com outros betas, principalmente machos e, portanto, precisariam de espaços bem maiores para poderem dividir um aquário com outros exemplares.

Muitas pessoas acreditam que o fato de o beta ficar muito na superfície é atribuído à busca de oxigênio. Na verdade, eles são predadores e a comida precisa ser caçada. Na maioria das vezes, quando ficam na superfície é devido ao comportamento de predarem pequenos insetos que caem na água.

Se você tem um beta na sua casa, tente oferecer um manejo de bem-estar ao seu animal. Cuide da qualidade da água com frequência, mantenha pontos de fuga para o beta se esconder, se proteger e se sentir mais confortável. Tente simular um momento de alimentação mais dinâmico, movimentando levemente a água para a ração ganhar movimento e assim, estimular o movimento de captura da comida.

Se você quer desfrutar da beleza inigualável de um beta, foque nos cuidados essenciais ao seu bem-estar, afinal de contas, sem bem-estar não existe saúde e sem saúde, não existe beleza.

Posts recentes

Ver tudo