top of page

Qual o peso ideal?


"Existe uma grande variedade de pesos e medidas entre os psitacídeos brasileiros.

A Arara Azul (Anadorhynchus hyacinthinus) pode chegar até um metro e meio de comprimento e pesar aproximadamente 1500 gramas. A Arara Canindé (Ara ararauna) tem peso adulto médio de 1021 gramas. A Arara Vermelha Grande (Ara chloropterus) mede cerca de 93 cm e pesa entre 1250 e 1700 gramas (FERREIRA, 2013). A Arara

Vermelha Pequena (Ara macao) pesa de 750g até 1350g (ROTH, 1984). O Papagaio

Verdadeiro (Amazona aestiva) pesa entre 360 a 700g (CUBAS et al., 2006). A Jandaia

(Aratinga jandaya) mede 30 centímetros de comprimento e pesa cerca de 130 gramas"


Estes são os dados citado no trabalho "EVOLUÇÃO DO PESO DE PSITACÍDEOS MANTIDOS SOB CUIDADOS" HUMANOS EM PARQUE AMBIENTAL DE FORTALEZA-CE" -Iliana Virgínia da Rocha BARROS; Romana Aguiar;Samuel Tavares; Rodrigo Vagner Pessoa;


Conforme pode-se observar a variação de peso, a depender da especíe, é grande.


Mas é importante ficar atento que outros fatores, dentro da mesma especíe, também influenciam na diferença de peso. Desde o sexo, o ambiente, tipo e quantidade de alimento fornecido, os estímulos, idade e caracterísitcas individuais.


Não se deve buscar parámetros exatos, mas sim existir valores de referência, para a partir da análise de toda a situação para determinar se existe algum exceço ou falta no manejo realizado.


Claro que animais sob cuidados humanos tendem a apresentar pesos maiores se comparados aos de vida livre, por motivos de disponibilidade de alimento e maior atividade física.


Por isso um dos grande desafios no manejo de animais que vivem sob cuidados humanos é justamente buscar o equilíbrio de uma boa alimentação (não apenas em quantidade) mas também em atividades (por meio do enriquecimento ambiental).



Prof. Dalton Araujo Antunes.