top of page
Design sem nomeResultado.webp
12Resultado.webp

FAUNA
EM
 FOCO

Compartilhando conhecimento para conservação e bem-estar de animais selvagens.

Cadastre-se e receba  informativos e muito mais...

Obrigado! Confirme sua inscrição no e-mail que enviamos para você!

E-book
Gratuito

e-book ibama capaResultado.webp

Algumas estratégias de estudo específicas para o concurso do IBAMA, analisando os últimos editais, verificando quais assuntos e matérias são mais cobrados.​

Também há o relato de como consegui tirar uma das notas mais altas (o acerto) e o erro cometido.

Seja bem-vindo(a) ! Enviamos para seu e-mail.

Palestra+ E-book

Ebook FilhotesResultado.webp

Quando o filhote chega... Cuidados iniciais para o atendimento de filhotes órfãos.

Número de páginas: 63

Sumário:

I. Recebi um filhote, e agora?
Passo 1: Aconchego e cuidados ambientais
-Mamíferos
-Aves
-Répteis
Passo 2: Planejamento
Passo 3: Temperatura e umidade
Passo 4: Posição de alimentar


II. E o que eles comem? Quanto comem? Quando comem
- Mamíferos
- Aves
- Répteis
III. Como saber se estou alimentando eles o suficiente?


IV. Cálculo de necessidades energéticas


V. Tipos de alimentos


VI. Principais sucedâneos comerciais


VII.Leite de cabra ou de vaca? Com ou sem lactose?
 

VIII. E suplemento, precisa?
 

IX. Importância do aprendizado para os filhotes

Palestra +
E-book

Post e-book trabalho selvagensResultado.webp

E-book elaborado com dicas e sugestões de locais para  estágios, trabalhos e voluntariado na área de animais selvagens e meio ambiente.

E-book
Ebooks

E-book Gratuito

download-41548171641266074Resultadojpeg200.webp

Esclarecimentos de dúvidas mais comuns relacionadas ao amados papagaios!

Enviamos para seu e-mail! Aproveite!

E-book Gratuito

download (3)Resultado.webp

Informações sobre bem-estar e comportamento animal elaborado por professores que são referência no Brasil e no mundo sobre o assunto! 

Enviamos para seu e-mail! Aproveite!

Palestra +E-book

Capa E-book ClarissaResultado.webp

Este e-book visa ser um compilado para consulta rápida de agentes sedativos e anestésicos para animais silvestres e exóticos recebidos na rotina clínica veterinária.
As doses aqui encontradas possuem suas respectivas referências após cada seção.

+32 K

Pessoas participantes de eventos

+3600

Alunos

+18

Anos,

desde 2005

1

Objetivo: compartilhar conhecimento para conservação e bem-estar dos animais.

Quem somos!

A Fauna em foco é uma empresa que nasceu em 2005 com o objetivo de disseminar e compartilhar conhecimentos na área ambiental, em especial de fauna selvagem. 

Nestes 17 anos já foram realizados diversos cursos e treinamentos na área de fauna, fiscalização ambiental, licenciamento, palestras, e cursos preparatórios para concursos públicos na área de meio ambiente.


Retomamos nossa missão sob novo formato digital, para fornecer  informações confiáveis, científicas, importantes a um maior número de pessoas, com a otimização de tempo e bem dos animais.

Quem somos


Nossa Equipe
&
Professores que ministram ou já ministra
ram cursos em parceria com Fauna em foco

5Resultado.webp

Prof. Msc. Dalton Araujo Antunes

Formação:

Zootecnista, formado na UFLA, Mestrado na UnB, Bacharel em Direito - UPIS, Pós-graduado em Direito na Universidade Estácio de Sá, Course in English Common Law: Structure and Principles - The University of London International Programes. Professor e Fundador da Fauna em foco. 

8Resultado.webp

Profa. Doutoranda Ana Raquel Faria​​

Formação:

Mestre em Nutrição Animal - UFRRJ e Zootecnista formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).  Professora da Fauna em foco.

 

19Resultado.webp

Profa. Conceição Antunes​

Formação:

Letróloga, professora e Administradora da Fauna em foco.

Possui mais de 35 anos de experiência na área de Educação, desde cargos de professora a diretora de regionais de ensino no Distrito Federal. 

Professores fotosResultado.webp

Estagiária Beatriz Alonso

Formação:

 

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Estagiária da Fauna em foco​ setembro de 2022 a Fev 2023.

6Resultado.webp

Prof. Msc. Roberto Cabral Borges

Formação:

 

Mestre em Ecologia pela UnB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior - CES-JF e Ciências Biológicas pela UFJF.

professoramentinhaResultado_edited.png

Prof. Maria Oliveira

Med. Vet. pela -(UECE), Esp. em Med. de Animais Silvestres (UnB), Mestranda em Ciências Marinhas Tropicais (UFC). Experiência: Coordenadora Técnica da MRS Estudos Ambientais; CETAS- IBAMA; Setor de Silvestres do Hosp. Vet. da UnB,  Zoológico de Brasília; Consultoria Ambiental - em projetos de empreendimentos nos setores rodoviários, de energias e portuários, Elaboração de Estudos Ambientais - EIA/RIMA; Relatórios Ambientais Simplificados –Due diligence; Auditorias Ambientais; Gestão Ambiental de Implantação e Operação; Monitoramentos Ambientais; Manejo, resgate e primeiros socorros de animais silvestres de vida livre; Coordenação de Projetos de Licenciamento e Gestão Ambiental.

7Resultado.webp

Prof. Msc. Lucas Andrade Carneiro

Formação:

Mestre em Nutrição Animal - Universidade Federal do Paraná  e Zootecnista formado pela mesma instituição.

Experiência:  Atualmente é Zootecnista no Zoo de São Paulo. Trabalhou como zootecnista no Zoo Pomerode em Santa Catarina e como Diretor de nutrição e alimentação animal no Zoológico de Brasília e na nutrição animal do BioParque do Rio de Janeiro. Além disso atua como consultor em nutrição animal e Coordenador do comitê de nutrição da AZAB e instrutor de cursos da Fauna em Foco.

Professores fotosResultado.webp

Profa. Mariane Oliveira

Formação:

 

Formada em Letras-Tradução pela UnB, com especialização em Tradução pela Universidade Estácio de Sá.

11.png

Profa. Mikaelly Frasson

Formação:

 

Médica Veterinária formada pelo Centro Universitário Newton Paiva, Mestranda em Ciência Animal no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres. Médica Veterinária na Equipe do Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), atuando na clínica médica e manejo do Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), uma espécie criticamente em perigo de extinção.

12.png

Profa. Vanessa Draghi

Formação:

 

Bacharel em espanhol pelo Colégio Miguel de Cervantes (SP), fisioterapeuta graduada pela UNISA (SP), especialização em Reeducação Postural Global Pelo Reequilíbrio Neuro-muscular - RPG/RNM pelo Centro de Estudos Firval (SP), Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela UNINOVE (SP), Pós-graduação em Gestão Administrativa e Financeira pela Universidade Cândido Mendes (RJ).Espanhol completo pelo Colégio Miguel de Cervantes.

21Resultado.webp

Profa. Doutora
Marina Duarte

Formação:

Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), Mestre em Zoologia de Vertebrados pela mesma instituição (2010) e Doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Durante o doutorado fez estágio na Università degli Studi di Urbino, Itália (2013 e 2014). Fez pós-doutorado pela UFMG (2015-2016) e pela PUC Minas (2016-2021). Atualmente é curadora do Laboratório de Bioacústica, professora colaboradora do PPG em Biologia de Vertebrados da PUC Minas, e orientadora de alunos da graduação e pós-graduação nas seguintes linhas de pesquisa: Bioacústica, Ecologia Acústica, Comunicação Animal e Comportamento Animal. É também coordenadora e professora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Comportamento Animal e Estudos Ambientais aplicados à fauna.

Clarissa fotoResultado.webp

Profa. Clarissa Machado

Formação:

 

Médica veterinária formada na Universidade de Brasília (UnB), especializada em Medicina de Animais Selvagens (UnB), e mestre em Ciências Animais, com ênfase em oftalmologia de animais silvestres (UnB). Atualmente, é doutoranda em Ciências Animais (UnB).
Tem experiência com animais silvestres e exóticos mantidos como pet, bem como com animais selvagens sob cuidados humanos, tendo atuado em clínicas veterinárias, no Centro de Triagem do IBAMA (CETAS/DF), no Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), e na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Foi assessora da Diretoria de Conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Realiza atendimento oftálmico exclusivamente de animais silvestres e exóticos mantidos como pet no Centro Veterinário da Visão.

LianefotoResultado.webp

Profa. Dra. Liane Ferez

Formação:

Bióloga formada pelo Centro Universitário de Santo André (SP), Mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília - UnB e Doutora em Ciências Animais, também  pela Universidade de Brasília. Experiência na Fundação Jardim Zoológico de Brasília por 8 anos. Atua, há mais de 10 anos no Instituto de Defesa e Preservação dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil ameaçados de Extinção - NEX, Professora Universistária no Curso de Biologia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), e ainda Coordenadora o Grupo de Pesquisa em Comportamento e Bem-estar Animal (CBEA).

Profa BrunaResultado_edited.jpg

Profª Doutoranda Bruna Maganhe

Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA/USP (2019), com período sanduíche pela University of Queensland, na Austrália (2015).

 

É mestre em Aquicultura pelo Instituto de Pesca, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte em Ubatuba com ênfase em alternativas alimentares e avaliação de desempenho de cavalos-marinhos.

 

Atualmente cursa doutorado no programa de Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC, com ênfase em ecologia e nutrição de herbívoros marinhos.

 

Atuou como Coordenadora de Manejo e Cultivo no Aquário de Ubatuba atuando em manejo, nutrição e reprodução de organismos aquáticos entre 2019 e 2022.

 

Representa o Tubarão Mangona (Carcharias taurus) como Studbook keeper da espécie através do acordo de cooperação técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o ICMBio. Compõe o comitê nacional de nutrição da AZAB como representante de organismos aquáticos.

 

É membro da rede de pesquisa brasileira de cavalos marinhos.

JulioResultado.webp

Prof. Julio

Coordenador e Líder do Departamento de Comportamento e Bem-Estar Animal da Fundação Temaiken há mais de 10 anos. Desde 1994 atua na área de manejo de fauna, com destaque para o Oceanário Mundo Marinho, onde atuou com a reabilitação e o resgate de aves e mamíferos marinhos, e Zoológico de São Paulo, como encarregado responsável pelosetor de leões marinhos e, posteriormente, como consultor.  Participou da expedição brasileira nº XXII à Antártida, convidado pelo projeto Elefante Marinho do Sul da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), Brasil. E, em seguida, das expedições XXIII, XXIV e XXVI. Durante as expedições,atuou como coordenador de pesquisa e na capacitação da equipe. Na área de capacitação técnica, foi responsável, também, pelo treinamento da equipe técnica do Zoológico do Rio de Janeiro para o condicionamento dos animais. Também, participou da equipe de resgate e contingência no cuidado e reabilitação de 200 pinguins de Magalhães oleados, em ação do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) em Rio Gallegos, sul da Argentina.

Âncora 1

Alguns depoimentos dos nossos alunos: