top of page

Comedouro do tipo bandeja: vantagens e desvantagens


O comedouro do tipo bandeja é um dos modelos mais utilizados, pois possuí como principal vantagem a fácil instalação e adaptação aos tipos de vasilhas utilizados nas instituições, tornando-se um modelo muito versátil e barato.


Outra grande vantagem desse modelo é a fácil operação, isso possibilita que os nutricionistas explorem bem os aspectos relacionados a maiores frequências de alimentação, algo de extrema importância para os primatas.


A estrutura desse tipo de comedouro pode ser confeccionada com uma variedade de materiais, facilmente trabalhado em madeira, algo que confere uma característica mais natural ao comedouro e torna possível uma integração mais amigável ao ambiente do animal.


Entretanto, um dos grandes problemas desse tipo de comedouro é que os animais podem ficar em contato direto com a alimentação, se tratando de primatas isso é particularmente importante pois permite que eles façam uma verdadeira bagunça, sendo necessário trabalhar muito bem o tipo de item, quantidade e frequência alimentar a fim de evitar ao máximo o desperdício.


Além disso, esse contato direto acaba ocasionando o acúmulo de sujeira na alimentação, restos de ambientação ou até mesmo fezes e urina, sendo necessário uma constante inspeção e troca dos vasilhames após o consumo, a fim de manter a higiene.

Um detalhe importante! Sempre que utilizamos esse tipo de comedouro para primatas devemos pensar em travas de segurança que evitem a retirada da bandeja pelos animais, não precisamos dizer que esses bichos são muito expertos e se conseguirem pegar a bandeja do comedouro você vai ter um bom trabalho para recuperar

Posts recentes

Ver tudo