Enriquecimento ambiental alimentar e cognitivo
top of page

Enriquecimento ambiental alimentar e cognitivo


A pesquisadora e bióloga Marina Cronemberger Rangel @madinarangel, compartilhou conosco seu trabalho que envolve Enriquecimento ambiental alimentar e cognitivo com felinos.


Logo abaixo o resumo de sua dissertação de mestrado.


Caso deseje enviar um trabalho que envolva bem-estar animal, enriquecimento ambiental, manejo alimentar... faremos questão de ler e buscaremos compartilhar aqui!


Caso queira o trabalho na integra poderá entrar em contato com a autora por meio do e-mail: madininh4@hotmail.com


Resumo: "Enriquecimento ambiental alimentar e cognitivo: um estudo de bem-estar para grandes felinos cativos no Zoológico de Goiânia.

Com o intuito de promover a pesquisa e a conservação das espécies, os zoológicos tendem a promover uma modernização desse sistema, como a inserção de recintos maiores e adequados, enriquecimentos ambientais, e sobretudo a conservação das espécies. Os objetivos principais deste trabalho foram: promover enriquecimento ambiental alimentar e cognitivo aos grandes felinos, além de discutir a validade deste modelo de enriquecimento. Os animais de estudo foram 12 animais: quatro tigres (Panthera tigris), três suçuaranas (Puma concolor), três onças-pintadas (Panthera onca) e dois leões (Panthera leo). Utilizamos um etograma base para análise dos comportamentos, no qual se deu a análise de comportamentos específicos: pacing e inatividade. Com o método de observação animal focal, e usando o método de enriquecimento “caixa surpresa”, que consistia em pedaços de carne dentro de caixas de papelão, os resultados estatísticos obtidos indicaram que o enriquecimento aumentou o comportamento social, repouso e fisiológico, e diminuiu o pacing e a inatividade. Cada espécie reagiu de uma forma específica aos enriquecimentos, sendo notados melhores resultado com o grupo Panthera onca, seguidos do grupo Panthera leo, Panthera tigris e Puma concolor, respectivamente. A teoria do uso do enriquecimento ambiental foi comprovada e comparada com outros trabalhos realizados semelhantes a esse."

bottom of page