Nutrientes e Imunidade
top of page

Nutrientes e Imunidade


Uma matéria no site "Terra" trazia a seguinte chamada: “Confirmado: suplementação de vitaminas e minerais auxilia a imunidade”. Resolvi então, falar um pouquinho sobre o assunto entendendo que estamos em uma época em que nunca se discutiu tanto sobre a importância de um sistema imune saudável para seres humanos.


E com os animais não é diferente. A imunonutrição é tema de diversas pesquisas e sugiro fortemente aos interessados no assunto que leiam o capítulo sobre doenças nutricionais do Tratado de Animais Selvagens, escrito pelo professor Aulus Carciofi.


Lá encontramos muitas informações que podem nos ajudar no manejo diário nutricional de um paciente doente.


O capítulo chama especial atenção para a relação dinâmica entre doença, nutrição e imunidade. A partir de uma doença instalada – não necessariamente em decorrência de um problema nutricional –, há um aumento significativo do catabolismo e das necessidades nutricionais.


Normalmente o paciente doente não se alimenta direito e todos esses fatores em conjunto leva a um quadro de acelerado consumo e perda de reservas nutricionais do organismo, resulta em desnutrição.


E quais são os elementos essenciais que guardam uma estreita relação com a imunidade do paciente? Calorias, aminoácidos, vitaminas A, D, E, piridoxina, cianocobalamina, ácido fólico, Fe, Zn, Cu, Mg e Se.


A regra aqui é qualidade, e não simplesmente quantidade de nutrientes oferecidos.


Antes de seguirmos a linha da suplementação à vontade, é preciso, primeiro, conhecer as demandas nutricionais e aplicar o conhecimento na elaboração das dietas. E é aí que entra o em ação o bom profissional.

bottom of page