top of page

Como começar a estudar para o concurso do IBAMA e ICMBio?


Temos recebido alguns e-mails, que são muito bem-vindos, sobre dicas ou sugestões de como iniciar os estudos. O Prof. Dalton compartilhou abaixo algumas dicas:


"1) Estudo com antecedência, precisa de três pilares: estudo direcionadoda da teoria - exercícios - revisão.


Independente do que vá estudar foque sempre em distribuir seu tempo de estudo dessa forma.


2) Como o edital ainda não saiu, se baseie nos editais passados e aquelas matérias que todo concurso da área ambiental, normalmente cobra.


Ex. Legislação Ambiental (Política Nacional de Meio Ambiente, Lei 9.605/98, Decreto 6514/2018, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental...), Português, Redação, Regimento interno...

Claro que é uma incógnita, mas temos que trabalhar com probabilidades.

Assim, sugiro verificar estas matérias, separar os temas mais importantes e montar um cronograma de estudo.


3) Como organizar o tempo:

Particularmente gosto muito do método de pomodoro, ele é um método que você estuda focado, sem qualquer distração durante 25 minutos, você não irá distrair com nada, celular, internet... Depois de 25 minutos, você descansa 5 minutos e volta.

A grande vantagem dele é a possíbilidade de você organizar intervalos curtos de estudo sem precisar dispor de uma tarde toda.


Vale muito mais você trabalhar com constância fazendo 3 tempos de estudo todos os dias, com exceção do seu de descanso, do que estudar muito uma semana e na outra nada.


Assuma o compromisso com você. Se conseguir reservar 2 horas por dia será ótimo. Parece difícil. Mas pense o seguinte, com este método você poderá estudar 25 min no período da manhã, mais 25 na hora do almoço, mais 25 no final da tarde e mais 25 antes de dormir. Perceba que parecerá pouco, mas ao longo de um mês verá o resultado disso.


A cada assunto estudado, pode grifar, fazer resumos rápidos, gravar sua voz com o que aprendeu e na revisão usará este material.


Perceberá que a matéria cada vez mais ficará consolidada e chegará um ponto que a revisão se tornará maior que a nova matéria, por isso é importante selecionar bem as matérias."