top of page

Como os olhos de serpentes nos ajudam a perceber erros de manejo?




Sim, os olhos das serpentes podem nos dizer muito sobre erros de manejo!


As serpentes passam por um processo de troca de pele periódica, chamada de ecdise. Essa troca inclui todas as escamas do corpo, incluindo o óculo, escama transparente que recobre o olho de serpentes.


Em casos de erros de manejo, como temperatura e umidade inadequadas, ou ausência de estruturas que permitam atrito para auxiliar na remoção das escamas antigas, pode haver retenção das escamas (disecdise), incluindo o óculo.


Mas será que isso é comum?


Em um estudo retrospectivo* realizado por Hausmann e colaboradores com casos de lesões oculares em serpentes de 1985 a 2010, de 67 serpentes atendidas, 41 (61,19%) apresentavam retenção do óculo! Então sim, é bem comum. Veja a foto de uma cascavel que eu atendi com disecdise.


O correto diagnóstico dessa condição é essencial, nos guiando para quais alterações devem ser feitas para que possamos melhorar o manejo e a qualidade de vida de animais mantidos em cativeiro.

Profª. Clarissa Machado


* Hausmann JC, et al. Distribution and outcome of ocular lesions in snakes examined at a veterinary teaching hospital: 67 cases (1985-2010). Journal of the American Veterinary Medical Association. 2013;243(2):252-260.