top of page

Por que o papagaio fala com uma pessoa?

Atualizado: 14 de fev. de 2022



Uma das características mais marcantes de alguns papagaios é a capacidade de imitar a fala humana. Essa característica é uma das responsáveis pela grande captura de indivíduos na natureza para fomentar o tráfico de animais silvestres. Mas, por que o papagaio é capaz de falar como uma pessoa? Todos as espécies de papagaios falam? Com qual idade os papagaios começam a falar? Essas são perguntas que todos fazem e que serão respondidas.


a) Por que os papagaios são capazes de falar como uma pessoa?

Todos os papagaios são capazes de vocalizar porque apresentam uma estrutura na junção entre a traqueia e os brônquios chamada de siringe. A siringe é a estrutura capaz de produzir a voz do papagaio, enquanto a língua ajuda na modulação de frequências dos sons produzidos. Os papagaios são aves extremamente sociais, com relações estruturais complexas, que produzem vocalizações também complexas. Na natureza, os papagaios se comunicam o tempo todo com outros indivíduos da mesma espécie (a chamada comunicação intraespecífica). Quando são levados para dentro de casa, normalmente apenas um ou dois indivíduos permanecem juntos, e isso diminui consideravelmente a comunicação intraespecífica dos papagaios. Então, sem a possibilidade de se comunicar com indivíduos da mesma espécie, os papagaios iniciam a comunicação interespecífica (entre espécies diferentes), ou seja, com os seus tutores humanos. Os papagaios tem uma capacidade de imitar sons humanos muito maior do que outras espécies e isso se dá pela grande inteligência desses animais. Os papagaios apresentam áreas no cérebro mais desenvolvidas que nas outras espécies (núcleo vocal e concha) e seriam essas áreas as responsáveis pela capacidade de imitação dos papagaios. Então, os papagaios imitam e memorizam várias palavras e frases ditas com frequência por seus tutores e as utilizam para a comunicação com ele. Esse comportamento normalmente estimula o tutor a dar atenção, brincar e interagir com o papagaio.


b) Todas as espécies de papagaios falam? A resposta é sim, especialmente se forem papagaios do gênero Amazona.

Outros psitacídeos, como araras, periquitos e maritacas, são menos falantes que os papagaios. Entretanto, mesmo papagaios podem não falar nunca. A imitação da fala humana por papagaios está muito relacionada à relação criada entre o tutor e o papagaio. O tutor precisa interagir muito com o seu papagaio, de maneira amistosa, para que o papagaio se sinta estimulado à interação. Quanto mais atenção o tutor dá ao papagaio, maior é a chance dele interagir a partir da imitação de palavras e frases. Condicionamento operante também pode ajudar no aprendizado dos papagaios, estimulando-o a falar como uma pessoa.


c) Com qual idade os papagaios começam a falar? Os papagaios começam a falar entre 6 meses e 1 ano de idade. Nesse tempo, o papagaio ouve repetidamente palavras e frases e começa a memoriza-las.