Própolis na dieta de papagaios!
top of page

Própolis na dieta de papagaios!

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Alerta!✋ O objetivo desta publicação, como a grande maioria que fazemos, é divulgar e compartilhar conhecimento de uma forma mais simplificada, em especial para os profissionais e estudantes que trabalham com animais selvagens!


Assim, não estamos recomendando em hipótese alguma oferecerem própolis para os papagaios. Feito o esclarecimento, vamos ao caso e estudo.


Há algum tempo, ao final de uma palestra, uma participante pediu a palavra e perguntou se existia algum benefício em oferecer frutas com mel para papagaios.


Confesso que na hora não tinha resposta científica para sua indagação, e a lembrei sobre a máxima na nutrição de silvestres, onde se deve levar em consideração os alimentos ingeridos pelo animal na natureza para inicialmente basear o consumo em outro locais.



Hoje é possível encontrar no mercado ração para papagaios que informa ser a base de ovos e mel. Mas cuidado! A quantidade de mel além de ser relativamente pequena é balanceada com outros alimentos. Assim, fornecer mel em grande quantidade ou até mesmo isolado de forma não balanceada NÃO é o recomendado. 🦜


Mas e a própolis? Cientificamente temos um interessantíssimo trabalho da Dra. Cínthia Rio Branco da Silva (fonte ao final deste texto), onde teve como objetivo avaliar o efeito da própolis na digestibilidade de minerais na dieta de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva).


10 aves adultas tiveram livre acesso à água e 40g diárias de ração comercial contendo ou não própolis (0,5% m/m).


Ela chegou à conclusão que: "os papagaios que consumiram ração contendo própolis demonstraram melhores índices de CDA (coeficiente de digestibilidade aparente), possivelmente pela redução na interação entre os minerais e alteração da flora intestinal pela própolis."


E os outros benefícios? E para outros animais? E os ursos, é verdade que eles adoram mel? Existem benefícios? Já estamos preparando outros posts sobre o assunto...



bottom of page