Flores como enriquecimento para animais?
top of page

Flores como enriquecimento para animais?


Você já pensou em utilizar flores como enriquecimento para seus animais?


Existem muitas flores comestíveis e absurdamente palatáveis. Além de serem muito atraentes pelas cores e aromas, o animal pode provar de uma experiência muito positiva ao comê-las.


Alguns animais como os jabutis têm preferência por alimentos de coloração alaranjada e vermelha. Que tal oferecer hibiscus vermelhos e amarelos?


Além dos Jabutis, os primatas também adoram flores como os hibiscus, os malvaviscos e os ipês.


Faça o teste, temos certeza de que eles vão adorar. Fique atento a qual espécie de flor você vai ofertar, pois nem todas são comestíveis!


Procure se informar com especialistas sobre a toxicidade das flores antes de oferecê-las aos animais.


E o que essas flores têm de especial?


Um estudo de Gonçalves et. al. (2019), analisou a presença de compostos bioativos (fitoquímicos) nas flores comestíveis. Cinco espécies de plantas comestíveis foram analisadas e, dentre elas, a flor do Ipê amarelo.


As flores do Ipê apresentaram maior conteúdo de carotenoides totais, além de flavonoides e das antocianinas.


Esses compostos apresentam grande importância para o organismo, pelo fato de atuarem na neutralização do excesso de radicais livres produzidos pelo estresse oxidativo.


A utilização das flores na culinária humana também despertou o interesse da EMBRAPA de realizar um estudo sobre a vida útil e a composição nutricional de 20 plantas comestíveis.


O estudo mostrou que, enquanto as flores de cor amarela permaneceram mais intactas refrigeradas a 5oC, as vermelhas murcharam mais rápido.


Em relação à composição em minerais, os hibiscus apresentaram minerais importantes como potássio, ferro e cálcio.


E então? É possível ou não associar a nutrição com o enriquecimento?


bottom of page