top of page

Onde achar informações nutricionais dos alimentos?


A melhor forma de trabalhar com os alimentos, que você utiliza na alimentação dos animais, é realizar a análise e obter a composição nutricional de cada um deles.


Contudo, sabemos que nem sempre isto é possível e é necessário trabalhar com informações já pré-existentes em banco de dados.


Alguns softwares, como o SuperCracPremium da @tdsoftware.oficial, já trazem a composição de muitos alimentos, mas é possível que nem sempre o que você deseja esteja disponível, ou até mesmo, deseje trabalhar com outra composição.


Por isso, nestes casos, sugerimos dois bancos de dados que consideramos interessante para buscar estas informações.


Um deles é a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) - desenvolvida pela Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos (Brasilfoods), Universidade de São Paulo (USP) e Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP).


A outra é a da U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE - Agricultural Research Service onde também é possível encontrar e melhor ainda baixar tabelas em formato CSV para uma possível importação de dados.

  • Fonte: US Department of Agriculture, Agricultural Research Service. FoodData Central, 2019. fdc.nal.usda.gov.


Nas duas é possível realizar ampla pesquisa da composição nutricional de diversos alimentos. Vale a pena sua utilização!