top of page

Sabedoria nutricional


Um tema muito interessante vem ganhando destaque nas discussões sobre nutrição e manejo alimentar de animais selvagens, a sabedoria nutricional.


Muitos estudos já demonstram a capacidade dos animais de escolher alimentos com base na sua composição nutricional e no estado fisiológico do animal naquele momento.


O que ocorre na maioria dos casos é que os animais se baseiam nos mecanismos fisiológicos de feedback para entender o que o organismo está precisando naquele momento e em experiências prévias com os itens alimentares para definir o que irão comer.


Os casos mais clássicos desse tipo de comportamento são relacionados a ingestão de sódio, mas existem trabalhos evidenciando esse comportamento em relação a fibra, vitamina C e Proteína por exemplo.


Devemos sempre lembrar que para que esses mecanismos funcionem adequadamente o ambiente que o animal este deve ser complexo, os mecanismos de feedback precisam de tempo para funcionar, então, por exemplo, oferecer toda a dieta em uma única alimentação não vai permitir o adequado funcionamento desses mecanismos e irá resultar em graves desbalanços nutricionais.


Concluímos que o conhecimento dos mecanismos de regulação de consumo é fundamental na hora de formular uma dieta diversificada para os animais, que possibilite um grau de seletividade contribuindo para o bem-estar, mas que ao mesmo tempo não seja feito de forma indiscriminada e resulte em problemas de saúde aos animais.

Posts recentes

Ver tudo