Você sabe o que é "shaping"?
top of page

Você sabe o que é "shaping"?


O shaping é usado para treinar passo a passo comportamentos complexos e que normalmente o animal não desempenharia.


Cada avanço rumo ao comportamento/posição final é recompensado e o próximo passo só é iniciado após o anterior já estar bem treinado.


Segundo Karen Pryor, em seu livro Don't Shoot the Dog, há três "atalhos" para aplicar o shaping: com o Target; através da mímica por observação; e através da modelagem.


O target é um alvo que o animal aprende a tocar e seguir, permitindo o posicionamento correto de partes do corpo; a mímica acontece quando o animal observa uma ação e a imita; e a modelagem, é a aplicação de força em alguma parte do corpo para posicionar corretamente e/ou para chegar ao comportamento pretendido.


Segundo a autora, a modelagem por si só, pouco ensina e parece mais ser um reforço para quem está modelando a posição/comportamento, do que para o animal. Karen Pryor diz que é melhor aplicar a modelagem minimamente, pareando com as outras alternativas do shaping.


O treinador pode, quando estritamente necessário, pressionar levemente uma parte do corpo do animal ou guiar uma parte do corpo à posição desejada, mas deve ter sensibilidade para perceber o empenho do animal para chegar à posição ensinada e aos poucos recompensar estes esforços e eliminar a modelagem rapidamente do treinamento.


Assim, o animal aprenderá verdadeiramente o que está sendo ensinado e o melhor, com prazer!

bottom of page