

Simpósio
Nutrição de Animais Selvagens: conexão entre saúde, manejo e conservação.
Inédito, ao vivo e 100% on-line!
Inscrição Gratuita!
Seus dados estão seguros. Ao se inscrever você concorda com nossa Política de Uso de dados.
Participação Gratuita!


SET 4-5
2025
Programação
Palestrantes, pesquisadores, professores, e principalmente com experiência prática
01
Suplementação de animais selvagens em cativeiro: quanto, quando e como?
Dia 04/09 às 19:30

Vamos explorar as estratégias e critérios para a suplementação de animais selvagens em cativeiro, abordando quando ela é necessária, como deve ser realizada e em quais quantidades, sempre visando saúde, bem-estar e manejo adequado.
Profa. Dra. Flávia Borges Saad - Médica Veterinária
04
Avanços na Nutrição de Aves Silvestres
Dia 04/09 às 20:10

A nutrição adequada é um dos pilares fundamentais para a saúde, bem-estar e reprodução de aves silvestres mantidas em cativeiro e em programas de conservação. Nesta palestra, será apresentado os mais recentes avanços e práticas aplicadas na formulação e no manejo alimentar de diferentes espécies de aves, onde o Prof. Henrique compartilhará sua ampla experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos de atuação na área.
Prof. Henrique Luís Tavares
03
Mitos e desafios no manejo nutricional de animais marinhos: tubarões, golfinhos e pinguins
Dia 05/09 às 19:30

Profa. Bruna abordará os principais mitos e desafios no manejo nutricional de animais marinhos, como tubarões, golfinhos e pinguins, destacando práticas essenciais para promover saúde, bem-estar e conservação.
Profa. Bruna Maganhe
Mestre, Zootecnista e Doutoranda em animais aquáticos.
02
Nutrição e Bem-estar: Impactos para a Saúde de Animais Selvagens
Dia 05/09 às 20:10

A palestra destaca a importância da nutrição adequada e do bem-estar no manejo de animais selvagens, evidenciando como esses fatores influenciam diretamente a saúde, a qualidade de vida e o sucesso para os animais que estejam em ambientes in-situ, ex-situ ou na reabilitação.
Prof. MSc. Doutorando Lucas Carneiro - Zootecnista
04
Apresentação e palestra: Erros mais comuns na nutrição de animais silvestres
Dia 05/09 às 20:10

Você pode estar cometendo um dos 5 erros mais comuns na nutrição de animais selvagens! Descubra quais são e aprenda como evitá-los para garantir saúde e bem-estar.
Profa. MSc. Doutoranda Ana Raquel Faria *
Palestra of-line que ficará disponível para quem adquirir o Ingresso Vip!
05
Apresentação de Turma Inédita e abertura de inscrições
Dia 05/09 às 21:00

- Certificado Chancelado pelo MEC como curso de extensão
- Turma Inédita
- Comunidade exclusiva
- Software com IA para formulação de Dietas
- Planilha para Formulação de Dieta - vitalícia
Tenha Certificação chancelada pelo MEC em Manejo Alimentar e Nutricional de Animais Selavagens!

Palestrantes
Conheça um pouco mais o currículo dos palestrantes!

Prof. Dra. Flávia Borges Saad
Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG em1984. Mestrado em Nutrição de Não Ruminantes - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais. 1991. Especialização em Produção Animal. Centro Internacional de Altos Estudios Agronómicos Mediterráneos, CIHEAM, Zaragoza Espanha. 1991. Doutorado em Ciência Animal.- Área: Nutrição de Não Ruminantes - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil. 1999. Pós-doutorado em Nutrição de Não Ruminantes - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil. 2003Professora Titular - Universidade Federal de Lavras UFLA - Departamento de Zootecniaem Nutrição de Cães e Gatos e Fundamentos de Nutrição Animal graduação, Nutrição de carnívoros domésticos pós-graduação e Metabolismo de Minerais pós-graduaçãoAtualmente é professora titular aposentada e colaboradora permanente do mestradoprofissional do departamento de Zootecnia/UFLA. Proprietária e diretora administrativa da empresa de Consultoria NUTRIZOO e consultora de sete empresa do setor pet no Brrasil, Peru, Chile, Colombia, Equador e Mexico. Mais de 350 artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos e em anais de eventos e mais de 200 palestras e cursos de curta duração apresentadas em congressos, simpósios e encontros sobre nutrição de animais de companhia (cães, gatos, aves e animais exóticos)Orientações concluídas: 12 alunos de doutorado,. 30 alunos de mestrado, 78 alunos de especialização e 45 alunos de graduaçãoPesquisa e Desenvolvimento de produtos: Mais de 100 produtos comerciais desenvolvidosConsultorias a empresas: Mais de 30 empresas atendidas na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, entre as quais a Megazoo, Nutripharme, Animal, Ouro Fino, Duprat, Simpledog, Pet Delicia, Molitalia, Nutrialbex, Orizon, Empresas Polar, Itacol, Soya, ChefBob, Okana PetChef, Nutroplus.

Prof. MSc. Lucas Carneiro
Zootecnista do Zoológico de SP
Mestre em Nutrição Animal e Zootecnista - pela Universidade Federal do Paraná e Doutorando em Zootecnia pela mesma instituição.
Experiência: Atualmente é Zootecnista no Zoo de São Paulo. Trabalhou como zootecnista no Bioparque Zoo Pomerode em Santa Catarina, como Diretor de nutrição e alimentação animal no Zoológico de Brasília e chefe de nutrição animal do BioParque do Rio de Janeiro.
É membro do comitê de nutrição da ALPZA, atua como consultor em nutrição animal e instrutor de cursos da Fauna em Foco.

Profa. MSc. Bruna Maganhe
Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA/USP (2019), com período sanduíche pela University of Queensland, na Austrália (2015).
É mestre em Aquicultura pelo Instituto de Pesca, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte em Ubatuba com ênfase em alternativas alimentares e avaliação de desempenho de cavalos-marinhos.
Atualmente cursa doutorado no programa de Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC, com ênfase em ecologia e nutrição de herbívoros marinhos.
Atuou como Coordenadora de Manejo e Cultivo no Aquário de Ubatuba atuando em manejo, nutrição e reprodução de organismos aquáticos entre 2019 e 2022.
Representa o Tubarão Mangona (Carcharias taurus) como Studbook keeper da espécie através do acordo de cooperação técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o ICMBio. Compõe o comitê nacional de nutrição da AZAB como representante de organismos aquáticos.
É membro da rede de pesquisa brasileira de cavalos marinhos.

Prof. Henrique Luís Tavares
Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2002;
Atual: Zootecnista, Chefe da Área de Nutrição Animal do Parque das Aves Foz do Iguaçu/PR (2017 até a presente data). Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) (Gestão 2017/2021; 2021/2025). Membro da Comissão Técnica e de Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) - (Triênio 2020/2023; 2024/2027). Consultor em Nutrição de Animais Silvestres Nativos e Exóticos in situ e ex situ - (2003 até a presente data).
Anteriores: Zootecnista, Chefe do Setor de Alimentação Animal da Fundação Parque Zoológico de São Paulo - (2006 2017). Zootecnista Agente de Desenvolvimento SEBRAE Sistema Agroindustrial Integrado SAI Marília SP- (2005 2006). Fundador e Secretário Geral do Sindicato Paulista de Zootecnistas. - (Gestão 2011/2014; 2014/2018; 2018/2022).
Presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) - (Triênio 2006/2009; 2009/2012; 2012/2015; 2015/2016).
Membro da Comissão de Ética e Legislação (CONEL) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) (Gestão 2017/2019). Conselheiro Fiscal da Sociedade Paulista de Zoológicos SPZOO - (Gestão 2010/2013).

Profa. MSc. Ana Raquel
Formação: Mestre em Nutrição Animal - UFRRJ e Zootecnista formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
Experiência: Mais de 25 anos na área de meio ambiente, manejo ex-situ e in-situ para a conservação da fauna selvagem. Trabalhou em Instituições como o Zoológico do RJ, Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS/RJ,
IBAMA Sede/ Brasília, Zoológico de Brasília, como professora e coordenadora de pós graduação nas Faculdades UPIS e FTB, e como consultora na Itaipu Binacional e no Parque Vida Cerrado.
Atualmente, é servidora pública, atuando como gestora de políticas e gestão governamental na Fundação Zoológico de Brasília. É voluntária em projetos de conservação como o Projeto Órfãos do Fogo - Instituto Tamanduá e Projeto de conservação do Sagui da serra escura - CCSS/ Universidade Federal de Viçosa. Além disso, é associada do Comparative Nutrition Society, membro do comitê de nutrição da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e
instrutora dos cursos da Fauna em Foco.
Parceiros



Resultado.webp)








